Aluguel de lojas do Mercado Municipal de Niterói a partir de 10 de agosto

Por Plantão Enfoco, 17/7/2020

Projeto de fachada foi divulgado pela Prefeitura. Foto: Divulgação/Niterói.

A Prefeitura de Niterói e o consórcio que administrará o Novo Mercado Municipal de Niterói farão o lançamento virtual do empreendimento com o objetivo de atrair comerciantes e produtores interessados em se estabelecer no local, no dia 10 de agosto. O espaço contará om 180 lojas e a expectativa é que já em novembro alguns boxes possam estar em operação.
Segundo a Prefeitura, as obras seguem em ritmo acelerado, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está de olho em um setor que poderá ser estratégico para o empreendimento, colocando a cidade como um dos principais polos distribuidores do país: o mercado de floricultura.

Projeto para os boxes de flores em Niterói. Foto: Ascom Niterói.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Luiz Paulino Moreira Leite, acredita que a cidade poderá competir com o município de Holambra, em São Paulo, na distribuição de flores.

“Já estamos em contato com os produtores do estado do Rio de Janeiro. O niteroiense, assim como os vizinhos da região Leste Fluminense, não precisará mais ir até a Cadeg, na capital, para comprar flores. Teremos o nosso próprio mercado de flores, que estará em anexo ao Novo Mercado Municipal. Niterói está localizada em um ponto estratégico e poderemos alavancar muitos negócios, gerando muito emprego e renda”, afirma Luiz Paulino.

Toda a parte de recuperação do telhado e reforço das estruturas do Novo Mercado Municipal já está concluída, incluindo a impermeabilização do telhado e restauração dos traços de art déco do prédio. Na segunda fase, serão construídas uma nova praça, um ‘boulevard’ e estacionamento com capacidade para 300 veículos. Todo o projeto foi pensado na sustentabilidade, com o uso da luz natural, reaproveitamento de água de chuva e telhado verde.

O cronograma da Prefeitura está mantido. Em agosto será aberto o período para locação das lojas e, em setembro, deve ser concluída a reforma do prédio principal. A requalificação do entorno está prevista para outubro. E o início das operações do Novo Mercado Municipal deve ocorrer em novembro. A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, destacou que o empreendimento não terá dinheiro público, sendo feito através de uma Parceria Público-Privada (PPP).

“A revitalização do Mercado é um projeto inovador pois envolve três importantes dimensões para o desenvolvimento municipal: primeiro são as 180 lojas, que irão gerar centenas de oportunidades de trabalho, segundo temos a dimensão urbanística, com a revitalização da área do entorno do mercado temos a valorização de um setor tão bem localizada na cidade. Por fim, temos a questão afetiva e de identidade de Niterói como polo de centralidade da região do leste Fluminense. Será um grande empreendimento”, ressaltou a secretária.

Parceria

A Prefeitura de Niterói e o consórcio Novo Mercado, vencedor da licitação, firmaram uma PPP para a reforma e gestão do espaço por 25 anos. O investimento do consórcio será de R$ 69 milhões em três anos, sendo R$ 30 milhões na reforma do atual prédio.

O térreo do mercado será um espaço para comercialização de frutas, incluindo espécies raras e de cultivo orgânico, verduras, legumes, produtos tradicionais da região, açougue, empórios especiais, produtos gourmet, queijos, laticínios e especiarias. No mezanino ficarão restaurante, cervejarias artesanais, adega.

“Estamos planejando o lançamento do mercado, em agosto, e a degustação inicial, no aniversário da cidade, de acordo com as regras do Plano de Transição para o Novo Normal e dentro dos protocolos sanitários”, explica Igor Baldez, subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói e gerente do projeto.

(Fonte: Plantão Enfoco)

 

Mais sobre o assunto: